segunda-feira, 17 de maio de 2010


"Por onde vai, o Rubro-Negro arrasta multidões fanatizadas. Há quem morra com o seu nome gravado no coração, a ponta de canivete. O Flamengo tornou-se uma força da natureza e, repito, o Flamengo venta, chove, troveja, relampeja."
Nelson Rodrigues.

"Cada brasileiro, vivo ou morto já foi Flamengo por um instante, por um dia."
Nelson Rodrigues.

“Se Euclides da Cunha fosse vivo teria preferido o Flamengo a Canudos para contar a história do povo brasileiro.”
Nelson Rodrigues.

FLAMENGUISTA – O nativo deste time tem o rei na barriga. Fenômeno típico dos torcedores que já presenciaram esquadrões fantásticos vestindo o uniforme do clube. Carregam certa nostalgia desta época. O Flamenguista possui argumentos velhos, porém eficientes, para ganhar discussões. No Rio, basta falar “campeão do mundo”, no Brasil, basta falar “todo mundo tenta, mas só o Mengão é penta”. É um empolgado de primeira hora. Mesmo na fase ruim, duas boas vitorias bastam para bradar “rumo a Tóquio”. É o time mais popular do país. É o torcedor mais democrático do país também. Gostam também de dizer que todos nascem Flamengo, e alguns degeneram. Nutrem a verdade absoluta que a massa, muitas vezes, é mais importante que o time. E são seguidores de um caso raro de experiência genética. O Flamengo, para ser Flamengo, precisa ser raça e talento. E uma coisa não exclui a outra. Veste com orgulho a camisa rubro-negra, na vitória ou na derrota. E não são monoteístas. Para eles, Zico também é Deus.
Bussunda.


PS: Lembrando que Nelson Rodrigues não torcia pelo Flamengo e sim para o Fluminense, mas foi um dos poucos torcedores rivais que soube escrever sobre a mística rubro negra.

3 comentários:

  1. ahsuaiohsauiohsuaiohsauioshuaih'

    “todo mundo tenta, mas só o Mengão é penta”
    VERDADE... PENTA! :p
    ahsuaioshaioshauioshaoishaoih'

    E eu não concordo com essa história de DEGENERAÇÃO aê não...
    Eu não "degenerei" nada... haha'
    Nasci Corinthiana e vou morrer Corinthiana.




    CORINTHIANS, meu AMOR! ♥

    ResponderExcluir